O que muda com o novo protocolo para uso da cloroquina | #Entendaem1Minuto

Published by : Gazeta do Povo
ENTENDA EM 1 MINUTO ⏲

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (20), o novo protocolo para uso da cloroquina no Brasil. Agora, o medicamento passa a ser recomendado para pacientes nos estágios iniciais da infecção por coronavírus, e em dosagens mais baixas.

O novo protocolo oficializa o uso do medicamento no tratamento do coronavírus na rede pública para pacientes com quadros leves. Antes, a Saúde apenas recomendava a prescrição da cloroquina para casos graves, em que o paciente está internado, e com doses diárias de até 900 mg.

Agora, a recomendação é de doses diárias mais baixas para os pacientes ambulatoriais, ou seja, aqueles que não estão em internamento. Essa é uma medida de precaução diante do risco de efeitos colaterais da cloroquina, sobretudo arritmia cardíaca.

No caso de pacientes adultos com sinais e sintomas leves da Covid-19, a orientação é para que seja ministrada a combinação de cloroquina (450 mg) ou sulfato de hidroxicloroquina (400 mg) com azitromicina (500 mg) já nos primeiros dias de tratamento.

A mesma orientação vale para pacientes com sinais e sintomas moderados. Já para os que têm sinais de gravidade, o protocolo inclui internação e uso do sulfato de hidroxicloroquina com azitromicina.

Em crianças, de acordo com a orientação, os médicos devem priorizar o uso de hidroxicloroquina "pelo risco de toxicidade da cloroquina". Já para pacientes que têm doenças cardíacas, hepáticas ou renais, hematoporfiria e doenças mentais o protocolo é para que a cloroquina seja utilizada "com precaução".

Apesar de orientar o uso do medicamento, o ministério admite, no documento, que não há estudos que "comprovem o benefício inequívoco dessas medicações no tratamento da Covid-19". "Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente".

-----------------------------------------------------

Para ficar sempre informado, inscreva-se no canal e clique no 🔔 para ser avisado dos novos vídeos. Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos!

➡ TEM PROMOÇÃO: assine a Gazeta do Povo: https://leia.gp/promocaoyoutube

📱 RECEBA NOTÍCIAS PELO CELULAR:
Escolha seu aplicativo favorito e receba o editorial da Gazeta do Povo e uma seleção com as notícias mais importantes da manhã e da noite de segunda a sábado: https://leia.gp/noticiaswhatsapp

Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais:

▪ Instagram: https://instagram.com/gazetadopovo
▪ Facebook: https://facebook.com/gazetadopovo
▪ Twitter: https://twitter.com/gazetadopovo

#Covid19 #Cloroquina #MinistériodaSaúde
cached video

gazeta do povo bolsonaro jair bolsonaro ministério da saúde pandemia coronavírus novo coronavírus corona virus covid 19 protocolo cloroquina cloroquina hidroxicloroquina cloroquina para que serve cloroquina efeitos colaterais cloroquina bolsonaro protocolo cloroquina azitromicina zinco novo protocolo covid tratamento coronavirus brasil tratamento covid brasil coronavirus no brasil bolsonaro cloroquina cura bolsonaro cloroquina hoje