Ministério da Saúde libera uso da cloroquina também em casos leves da Covid-19

Published by : RedeTV
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20) o protocolo que libera no Sistema Único de Saúde (SUS) o uso da cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com covid-19. O protocolo é uma orientação para a rede pública de saúde tanto em casos leves da doença quanto em casos graves.
Os dois remédios levam a mesma substância, mas têm formulações diferentes, com os mesmos benefícios clínicos. No entanto, a hidroxicloroquina é considerada um pouco mais segura e registra menos efeitos colaterais.
Entre os sintomas leves listados pelo governo, estão coriza, diarreia, dor abdominal, febre, tosse, entre outros.
O novo protocolo mantém a necessidade de o paciente autorizar o uso da medicação no tratamento. Ainda de acordo com o termo, "a prescrição de todo e qualquer medicamento é prerrogativa do médico".
O texto ainda indica que "a cloroquina e a hidroxicloroquina podem causar efeitos colaterais", citando disfunção cardíaca e alterações visuais, por exemplo. Ainda é ressaltado que "não existe garantia de resultados positivos" e que "não há estudos demonstrando benefícios clínicos".
cached video

RedeTV News redetv news ao vivo redetv news jornal news jornalismo ultimas notícias notícias do dia notícias redetv rede tv ao vivo rede tv redetv redetv ao vivo programação rede tv coronavírus brasil coronavírus cura do coronavírus cura da covid-19 cura corona corona virus cloroquina hidroxicloroquina sus